COMO CONQUISTAR UM HOMEM Márcia Magalhães

Os 12 Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo!

Os Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo você precisa conhecer. Além disso, os Alimentos Para Saúde do Cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, porque elas  são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.

Os Alimentos Para Saúde do Cabelo devem ser consumidos diariamente para fortalecer o cabelo. Para isso, pode-se começar o dia com um suco de frutas cítricas e sementes de abóbora, acrescentando cenoura e beterraba ao almoço e fazendo peixe para o jantar, por exemplo. Após 3 meses de uma dieta rica com esses Alimentos, o cabelo deve começar a ficar mais forte.

Confira agora, Os 12 Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo:

1 – Batata Doce: Que a batata doce é uma ótima fonte de energia para os treinos você provavelmente já sabe. Mas aí vai mais um motivo para você acrescentar a planta à sua dieta, ela é rica em betacaroteno, um antioxidante que o corpo converte em vitamina A.

Níveis adequados da vitamina protegem o cabelo contra alguns agentes agressores (como o vento e o sol) e também estimulam as glândulas do couro cabeludo a secretarem mais sebo, um óleo natural que lubrifica a pele e os fios. Outras fontes naturais de betacaroteno incluem a cenoura, abóbora, folhas escuras e o aspargo.

2 – Espinafre: Além de ser um ótimo desintoxicante para o sangue, o espinafre ainda é rico em uma série de nutrientes indispensáveis para a Saúde do Cabelo. O principal deles é o ferro, mineral que compõe as hemácias e promove a chegada de oxigênio e demais nutrientes para o couro cabeludo.

O espinafre apresenta ainda uma alta concentração de vitamina A, vitamina C e folato, que trabalham em conjunto para manter o cabelo hidratado e mais resistente à quebra e à queda.

3 – Semente de Abóbora: Uma pequena porção de 30 gramas de semente de abóbora é suficiente para obter 20% das necessidades diárias de zinco, o mineral que é essencial para quem está interessado em fios mais resistentes, fortes e brilhantes. Estudos indicam que uma deficiência de zinco pode causar ressecamento do couro cabeludo, queda acentuada dos fios e aparecimento de fios brancos.

4 – Iogurte: Além das proteínas, o iogurte também fornece vitamina B5, um nutriente que ajuda a melhorar a circulação para o couro cabeludo e promove o crescimento de novos fios, e por isso é um dos Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo.

Também conhecida como ácido pantotênico, a vitamina pode ainda atuar no combate à queda e ao enfraquecimento dos fios.

5 – Salmão: O salmão está no topo da lista dos Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo porque é fonte de proteínas de altíssimo valor biológico e de ômega 3. Tantos os aminoácidos das proteínas como a gordura saudável do peixe são indispensáveis para a manutenção da estrutura capilar e o crescimento de novos fios.

O ômega 3 ainda ajuda a hidratar o couro cabeludo e os fios crescidos, diminuindo o ressecamento e a quebra.

6 – Grão-de-bico: Da mesma família do feijão, o grão-de-bico fornece uma boa quantidade de proteína, vitamina B6, ferro e zinco.

Enquanto as proteínas são indispensáveis para o crescimento dos fios, o zinco atua em conjunto com a vitamina A para prevenir a queda de cabelo. Já o ferro garante o fornecimento de oxigênio para o bulbo capilar, o que significa que o grão de bico é um dos Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo.

7 – Carne Vermelha: A carne vermelha magra é um dos Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo, pois é uma excelente fonte de zinco e ferro. Como já vimos, esses dois nutrientes são indispensáveis para o crescimento e a manutenção dos fios.

Para melhorar absorção do ferro, combine a carne com um alimento rico em vitamina C. Pode ser a couve, o pimentão ou mesmo o limão.

8 – Goiaba: Apesar de não ser tão popular quanto as outras opções da lista, a goiaba não pode ser deixada de lado por quem está de olho na Saúde do Cabelo, pois possui um altíssimo teor de vitamina C.  Caso não seja fã da fruta, experimente incluir na dieta kiwi, acerola, pimentão, morango, couve e brócolis, todos eles alimentos ricos em vitamina C.

9 – Aveia: Para quem não tem intolerância ao glúten, a aveia pode ser um dos Principais Alimentos Para Saúde do Cabelo para incluir no cardápio. O cereal contém silício, um mineral que aumenta a síntese e a compactação de queratina, uma das proteínas que formam o fio de cabelo.

Na aveia também encontramos uma boa concentração de zinco e vitaminas do complexo B. O mineral controla as variações hormonais que podem causar a queda precoce dos fios e atua na produção de DNA e RNA.

10 – Ovo: O ovo não deve ficar ausente da sua dieta apesar de toda controvérsia ao redor do alimento. Isso porque o ovo,  na verdade, a gema é riquíssimo em biotina, uma vitamina indispensável para o crescimento do cabelo

11 – Shitake: O cogumelo amplamente utilizado na culinária asiática é uma das melhores fontes de cobre, mineral que ajuda a manter a cor natural do cabelo. Um estudo recente revelou que há uma relação direta entre baixos níveis de cobre na circulação e o surgimento de fios brancos.

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